top of page

Missas e eventos da Paróquia

Tempo do advento

Atualizado: 16 de dez. de 2023


             Advento, no dicionário Aurélio é: “[Religião] Cristianismo. A chegada de Jesus Cristo, o Salvador. Liturgia Católica. As quatro semanas que antecedem o Natal; primeiro tempo do ano litúrgico; período que antecede o Natal, dedicado à preparação para a chegada de Jesus Cristo.”

             E para nós? Qual o significado deste tempo do que há de vir? A quem nós nos preparamos para receber neste tempo? Um ”menino Jesus” do comércio? Um “papai Noel” importado, com suas neves, trenós, renas e sacos de presente? Um “presépio” com imagens coloridas e decoradas com finos traços de europeus e roupas bordadas a ouro? Milhões de “piscas-piscas” que deslumbram e enfeitam as praças e casas mas ofuscam a grandeza e intensidade da “LUZ VERDADEIRA” que nascerá numa estrebaria?

             Como está o nosso espírito? Como está a nossa alma? Como preparamos nosso coração para o nascimento daquele que será não só o “Rei dos Reis” mas principalmente o “nosso Salvador” que virá para pagar, e apagar, os nossos erros e omissões? Aquele que nos dará, com sua vida, o maior presente que é a vida eterna.

             Vamos iniciar este tempo com uma reflexão séria sobre o que esperamos da vinda do Senhor, que se apresenta a nós pobre, humilde, despojado de bens terrenos, nascendo em uma estrebaria, mas trazendo a alegria imensa da esperança da salvação eterna.

             O primeiro passo da nossa real preparação pode ser dado participando do primeiro Ato Penitencial do Advento, que será dia 06/12/2023 às 19:00 h. na nossa Igreja Matriz da Candelária-Itu.

             Vamos pedir ao Espírito Santo de Deus que nos guie nesta caminhada em busca da vontade soberana de Deus para nossas vidas! Vamos orar sobre estes trechos da liturgia diária do 1º domingo do Advento:

               

                  "7Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro,                           e nós todos, obra de tuas mãos. (Isaías 63,16b-17.19b;64,2b-7)


               Iluminai a vossa face sobre nós, convertei-nos, para que sejamos salvos!

                             Sl 79(80),2ac.3b.15-16.18-19 (R. 4)


               4 Dou  graças a Deus  sempre  a  vosso  respeito, por  causa  da  graça  que  Deus vos  concedeu em Cristo Jesus:

               5 Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, ...

               7 Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. (Coríntios 1,3-9)


               37 O que vos digo, digo a todos: Vigiai!" (Marcos 13,33-37)

        (trechos retirados da liturgia diária da CNBB do 1º domingo do Advento)


20 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
_edited.jpg
bottom of page