top of page

Missas e eventos da Paróquia

SANTA GERTRUDES

Atualizado: 19 de jan. de 2023



Padroeira dos místicos


Na Igreja, são chamadas de “místicas” as pessoas que recebem de Deus o extraordinário privilégio de uma relação profunda, direta e sensível com Ele, que lhes transmite mensagens e revelações e lhes concede graças de especialíssimo fervor na vida de oração. Há também casos de místicos agraciados com dons sobrenaturais visíveis como a levitação, a bilocação, os estigmas da Paixão de Cristo, entre outros.

Não há uma “definição formal” na Igreja sobre as pessoas místicas, mas o Catecismo nos esclarece, nos seguintes números sobre a santidade cristã, que a “mística” é, basicamente, a união cada vez mais íntima com Cristo.



A PADROEIRA DOS MÍSTICOS CRISTÃOS


A Igreja também venera uma santa considerada padroeira das pessoas místicas: Santa Gertrudes, vidente do Sagrado Coração de Jesus, cuja festa litúrgica é celebrada em 16 de novembro.


VIDA RELIGIOSA


Nascida na Alemanha em 6 de janeiro de 1256, ela foi enviada aos 5 anos de idade para estudar no mosteiro beneditino de Helfta, onde sua irmã, Santa Matilde, foi abadessa e sua professora. Após tomar o hábito, na adolescência, ela se tornou amiga de Santa Matilde de Hackeborn, que, assim como ela própria, também era especial devota do Sagrado Coração de Jesus.


SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS


Aliás, muitos séculos antes que Jesus aparecesse a Santa Margarida Maria Alacoque, Santa Gertrudes já teve experiências místicas com o Seu Sagrado Coração. A religiosa de comunhão frequente e vívida devoção a São José teria chegado, em duas visões, a reclinar a cabeça sobre o peito de Jesus, ouvindo as batidas do Seu Coração. Em outra visão, Santa Gertrudes perguntou a São João Evangelista, que também reclinara a cabeça junto ao Coração de Cristo durante a Última Ceia, porque ele não tinha escrito nada sobre o Coração de Jesus. O Apóstolo respondeu que a revelação do Sagrado Coração de Jesus estava reservada para tempos posteriores, quando a frieza do mundo viesse a precisar de modo especial de um reavivamento no amor.


“REVELAÇÕES DE SANTA GERTRUDES”


Cinco livros que compõem o “Arauto da Amorosa Bondade de Deus”, também conhecidos como “Revelações de Santa Gertrudes”, são atribuídos a ela direta ou indiretamente. Os textos falam das suas experiências místicas e, entre outras lições, tratam da relação entre sofrimento e graça: “A adversidade é a aliança espiritual que sela os esponsais com Deus”, lê-se numa passagem. De fato, Santa Gertrudes sofreu enfermidades dolorosas durante dez anos até partir desta vida para a Casa do Pai em 17 de novembro de 1301 ou 1302. O Papa Clemente XII determinou que a sua festa litúrgica fosse celebrada em toda a Igreja.


ALMAS DO PURGATÓRIO


Em uma das suas visões, Santa Gertrudes recebeu de Jesus uma oração breve, mas muito especial: toda vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório.


Oração a Santa Gertrudes


Em uma das visões místicas que teve ao longo da vida, Santa Gertrudes foi instruída por Jesus a fazer a seguinte oração sabendo que, a cada vez que ela a rezasse, Ele poderia libertar mil almas do purgatório:

“Eterno Pai, ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos”.

Amém.


https://pt.aleteia.org/


247 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
_edited.jpg
bottom of page