top of page

Missas e eventos da Paróquia

SANTA EFIGÊNIA

Atualizado: 19 de jan. de 2023


Santa Efigênia ou Santa Ifigênia, como também é conhecida, é a responsável pela difusão do Cristianismo na Etiópia, nordeste da África, um dos países mais antigos do mundo. Ela é festejada no dia 21 de setembro, juntamente com São Mateus evangelista, responsável pela sua conversão ao cristianismo.


Conversão de Santa Efigênia


Oito anos depois da Ascensão de Jesus, o Apóstolo São Mateus e mais dois discípulos, chegaram para evangelizar a capital da Núbia. Mateus dirigiu-se, primeiramente a Noba, capital e cidade natal de Efigênia. Suas palavras, porém, foram mal-recebidas e ele foi tido como louco pelos habitantes. Somente a princesa Efigênia aceitou a ideia de um único Deus e passou a rejeitar o paganismo.

Efigênia aceitou Jesus cristo em sua vida e sentiu o amor de Deus em seu coração. Porém, dois sacerdotes pagãos ditavam as regras no local. Eles eram muito influentes. Sabendo das pregações de São Mateus e da crença da Princesa Efigênia, começaram a mentir por toda parte, afirmando que Mateus insultava seus deuses e convenceram o Rei de que os deuses só se aplacariam se oferecessem Efigênia em sacrifício. Ela deveria ser oferecida por meio de um “incêndio sagrado”. E eles foram tão ardilosos que convenceram o rei.


Libertada da fogueira


Efigênia esperou o momento do sacrifício e ofereceu-se a Deus Criador Único e Verdadeiro. Encorajada por São Mateus, com fé na vitória sobre o mal, ela se pôs a esperar a hora decisiva. Os sacerdotes prepararam e acenderam a fogueira no formato de um trono. Quando as chamas subiram, Efigênia ergueu a voz, invocando, o nome poderoso de Jesus. Então, um anjo veio do céu, arrancou Efigênia das mãos inimigas e tornou-a invisível, aparecendo em outro lugar. Após esse milagre de libertação, Efigênia multiplicou seus esforços e o zelo pela conversão do palácio e de toda a Núbia.

O povo passou a crer no Apóstolo Mateus após este evento e depois de o virem ressuscitar o filho do Rei, para o qual os sacerdotes nada puderam fazer. O Rei, a rainha, o palácio e grande parte do povo se converteram. Após estes acontecimentos, Efigênia e toda a corte foram batizados. Santa Efigênia exercitava-se na virtude e era admirável no zelo pela pregação da palavra de Deus.


Ordem dos céus a Santa Efigênia


Em seu zelo pela pregação do Evangelho, Efigênia teve a seguinte revelação: "Efigênia, se pretendes saber o modo conveniente de me servires, conforme a minha Divina Vontade, faz-te generalíssima de um exército de Virgens pobres, obedientes e castas que, renunciando, voluntariamente, ao século, consigam o inestimável brasão de serem esposas Minhas, sem detrimento de sua inviolável pureza". Efigênia obedeceu prontamente. Falou com seus pais e construiu um edifício para aquele Exército de Virgens. Muitas virgens de Núbia acreditaram em Efigênia e seguiram-na.


Provação


As grandes provações de Santa Efigênia começaram logo após a morte de seus pais, que ela tanto amava. Havia na corte um Príncipe egoísta e ardiloso, chamado Hirtaco. Ele era tio de Efigênia, irmão de seu pai. Este se levantou contra Efigênia, e roubou o poder herdado por Eufrônio, irmão de Efigênia. Santa Efigênia ficou do lado do irmão. Quando Hirtaco assumiu o poder, disse que daria a metade do reino a São Mateus, caso ele convencesse Efigênia a se casar com ele. Mateus rejeitou veementemente a proposta de Hirtaco. Furioso, ordenou que São Mateus fosse morto, fazendo dele um mártir da fé cristã.

Em seguida, Hirtaco mandou destruir a casa onde Santa Ifigênia vivia com as irmãs. Os soldados incendiaram a casa. Santa Efigênia e as irmãs pediram ajuda a Deus. Então, o fogo se apagou das paredes do Convento e se acendeu no Palácio de Hirtaco. Foi um fogo tão forte que o palácio rapidamente virou cinzas, sobrando somente ruínas.


Devoção à Santa Efigênia


Ao chegar o momento de sua morte, Santa Efigênia teve um aviso de Deus e isto, para ela, foi motivo de grande alegria. Então, ela doou tudo o que ainda tinha de seu. Logo, uma doença tomou seu corpo. Ela recebeu os sacramentos e esperou sua morte em paz. Esta chegou e a levou para o céu, junto a Jesus Cristo que ela amava e a São Mateus, que a tinha evangelizado. No momento de sua morte, um perfume maravilhoso e suave espalhou-se pelo Convento e pairou sobre todos um clima de paz e de louvor a Deus.

Santa Efigênia é invocada como protetora contra incêndios, como padroeira dos militares e como auxiliadora de quem precisa da casa própria.


Origens de Santa Efigênia


Efigênia ou Ifigênia foi a primeira mulher africana a se tornar santa no início do cristianismo. Ela era filha de Eufenisa e Eggipus, reis da Núbia. Foi convertida pelo apóstolo São Mateus e, com ele, foi responsável pela difusão do cristianismo na Etiópia, país que fica no nordeste da África. Em quase todas as suas representações Santa Efigênia está usando o hábito das carmelitas e, na mão, leva a maquete de uma casa ou igreja em chamas. Vamos compreender os símbolos dessas imagens.


O hábito de Santa Efigênia


O hábito ou túnica marrom de Santa Efigênia é um hábito que lembra o das carmelitas. Acontece que desde os primórdios do cristianismo, e mesmo antes de Cristo, um grupo de pessoas cultivava a espiritualidade do Profeta Elias, que tem sua origem no Monte Carmelo. A maioria desses 'carmelitas' aderiu ao cristianismo e alguns deles chegaram à Etiópia junto com São Mateus para anunciar o Evangelho. A espiritualidade desse grupo influenciou Efigênia e ela passou a usar o hábito marrom que eles usavam. Este hábito significa pobreza, desapego dos bens materiais, profunda espiritualidade e sinal de consagração a Deus.


O véu preto simboliza os votos perpétuos feitos por Santa Efigênia, entregando humildemente sua vida a Deus na castidade, na pobreza e na obediência.

O véu branco de Santa Efigênia


Abaixo do véu preto, há um véu branco na imagem de Santa Efigênia. Este véu branco significa a virgindade da santa. Nos votos que ela fez, ela ofereceu a Jesus Cristo sua virgindade, como sinal de amor a Deus e de serviço aos pobres.


O Terço de Santa Efigênia


Algumas imagens de Santa Efigênia a mostram com o Terço. Ele representa sua devoção à Virgem Maria, sua vida de constante oração e adoração dos mistérios Gozosos, Dolorosos, Gloriosos da vida de Cristo.


O livro nas mãos de Santa Efigênia


O livro nas mãos de Santa Efigênia representa o Evangelho que ela recebeu do próprio São Mateus Evangelista. Representa também a liderança de Santa Efigênia no convento que ela fundou a pedido do próprio Jesus.


A coroa de Santa Efigênia


Algumas imagens representam Santa Efigênia com uma coroa, que tem dois significados. Primeiro, simboliza a coroa da vitória dos santos sobre o pecado e sobre a morte. Depois, significa também a origem nobre de Santa Efigênia: era uma princesa que deixou tudo por causa de Cristo.


A espada na mão de Santa Efigênia


Algumas imagens de Santa Efigênia apresentam a santa segurando uma espada em sua mão direita. Às vezes a espada é feita no formato de uma chama. A espada simboliza a Palavra de Deus, como lemos em Efésios 6, 10ss. E a espada na mão de Santa Efigênia simboliza a pregação da Palavra de Deus que ela realizou na companhia de São Mateus e na companhia das irmãs da ordem que ela fundou. Simboliza a força da Palavra de Deus nos lábios de Santa Efigênia.


A casa nas mãos de Santa Efigênia


A casa nas mãos de Santa Efigênia tem dois significados.

1. Quando ela aparece em chamas representa sua vitória sobre o mal. Orientada por São Mateus, Santa Efigênia construiu uma casa para mulheres da Etiópia vocacionadas à vida religiosa, como ela. Lá, elas viveram uma vida de oração, louvor a Deus e sacrifícios. Porém, um tio de Santa Efigênia matou São Mateus, roubou o trono do pai da santa e quis se casar com ela à força. Como ela negou, o tio tentou incendiar a casa (convento) onde ela e as monjas viviam. Santa Efigênia e as irmãs começaram a rezar. Então, o fogo se apagou no mosteiro e acendeu no castelo do falso rei. Este fugiu correndo e o irmão de Santa Efigênia reinou por longos anos ajudando a espalhar o Evangelho.

2. Sem as chamas, a casa nas mãos de Santa Efigênia representa a ajuda que ela deu aos pobres que não tinham casa. Sendo uma princesa, ela ouviu um pedido direto de Jesus e distribuiu todos os seus bens aos pobres. Muitos destes pobres construíram suas casas com os bens que receberam da santa. Por isso ela é conhecida como protetora dos que precisam da casa própria.


Orações poderosas à Santa Efigênia


✞ “Deus, nosso Pai, vós concedeis aos vossos santos a coragem, a fortaleza, a força para confessarem o vosso nome santo. Vosso desejo é que todo homem viva, pois vós sois o Deus da vida. A exemplo de Santa Efigênia, concedei-nos a graça de testemunhar o vosso amor por nós nas coisas mais simples e nosso dia a dia, nos trabalhos mais rotineiros ou quando a nossa fé for provada pelas adversidades, pela dor e sofrimento. Cremos na vossa palavra de que tudo é por vós conhecido, até mesmo a folha seca que cai e o fio de cabelo que se desprende de nossa cabeça. Vós sois o Emanuel, o Deus conosco para sempre, o ressuscitado que diz: ‘Estou convosco para sempre, todos os dias até a consumação dos séculos! ’ (Mateus 28: 20) ”


✞ “Ó virgem Santa Efigênia, nós vos imploramos que ilumineis nosso espírito e esclareçais nossa razão, guieis nossos passos e abençoais nossos esforços, derrameis sobre nós toda ternura de vossa alma luminosa e santa, para que sejam purificados nossos sofrimentos. Intercedei por nós junto ao divino cordeiro, e guiai-nos neste caminho espinhoso da vida para que possamos, como vós e ajudados com o auxílio da divina graça, vencer os embustes do inimigo infernal e gozar convosco a bem-aventurança eterna do Céu. Assim seja. ”


✞ “Boníssima e abençoada Santa Efigênia, que suas bênçãos sejam direcionadas a nós com tanta força que nos alerte de todos os perigos que possam nos rodear. Evite, querida santa, toda e qualquer maldade que alguém queira fazer às nossas famílias, aos nossos lares aos nossos corações. Impeça, bondosa santa, que tenhamos vontade de revidar os desaforos e as crueldades, piorando ainda mais a paz que tanto buscamos. Confiamos em ti, Santa Efigênia, e já nos colocamos num lugar especial em seus pensamentos. Amém! ”


✞ “Santa Efigênia, preciso urgentemente de um teto. Preciso ter a minha própria casa que chamarei de meu lar, onde colocarei a minha família. Ajude-me, Santa Efigênia, nesta difícil caminhada. Acolhe meu pedido e leva até Deus Todo-Poderoso para que não me falte oportunidade e forças. Neste momento entrego-te minhas preocupações e me coloco em silêncio para ouvir a tua resposta. Santa Efigênia, me guie e ilumine a minha vida hoje e sempre. Obrigada. Amém.”


✞ “Santíssima irmã! Santíssima Efigênia! Da promessa sagrada, pela paz consagrada, pedimos a vossa intercessão, pela voz da caridade divina. Em nome da misericórdia da vida! Ó Santa Efigênia, santa da proteção especial, imploramos a vossa clemência, com a paciência transformada e com a sintonia assistida pelos mistérios de Deus, pelo caminho da vida. Para sermos abençoados pelo destino sempre feliz. Pela verdade dos Céus. Amém. ”


https://www.santoprotetor.com

https://cruzterrasanta.com.br


11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


_edited.jpg
bottom of page