top of page

Missas e eventos da Paróquia

SÃO MIGUEL ARCANJO

Atualizado: 2 de fev. de 2023

HISTÓRIA DE UM ANJO CELESTIAL

São Miguel Arcanjo é conhecido por ser o Arcanjo Guerreiro e protetor, aquele que comanda o exército de Anjos de Deus, e para ele recorremos em momentos em que necessitamos de proteção contra os males que tentam nos atingir.

Conta a tradição da igreja católica que quando Lúcifer (que depois tornou-se demônio), soube que Deus mandaria seu único filho - Jesus - para tomar a forma humana para resgatar a humanidade do pecado original, rebelou-se., discordando de Deus ao destinar aos homens tamanha honraria. Travou-se então, uma batalha, entre o Arcanjo São Miguel e suas milícias celestes, contra Lúcifer e seus seguidores, que foram derrotados e enviados às profundezas do inferno, quando o Arcanjo Miguel bradou: “QUEM COMO DEUS???” NINGUÉM!!!!”

Por esse motivo a sua imagem aparece com a espada desembainhada e esmagando com os pés a serpente infernal.

De acordo com as escrituras sagradas, São Miguel Arcanjo possui diversas missões, dentre as quais se destacam:

1- Combater Satanás e todos os poderes do mal

2- Resgatar as almas dos fiéis que tenham sido dominadas pelo demônio, em especial na hora da sua morte.

3- Defender e proteger o povo de Deus, todos aqueles que creem nele.


São Miguel Arcanjo é visto como o defensor da igreja e do povo cristão. É ele que traz as mensagens de Deus aos fiéis e os protege de todo o mal.


Esta Oração ao arcanjo Miguel foi criada pelo Papa Leão XIII, uma oração para pedir proteção ao Santo Arcanjo. Uma oração para proteção que deve ser feita com verdadeira fé e devoção.

Oremos

Ao Arcanjo São Miguel

São Miguel Arcanjo defendei-nos no combate; sede nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demónio; ordene-lhe Deus, instantemente Vos pedimos; e vós, ó Príncipe da milícia celeste, pelo Divino Poder, precipitai no Inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo para perder as almas.Amém!

V. Sacratíssimo Coração de Jesus,

R. Tende piedade de nós.


NOVENA DO GLORIOSO ARCANJO SÃO MIGUEL

V. Ó Deus, vinde em meu auxílio.

R. Apressai-vos, Senhor, em socorrer-me.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém.

1- Ó glorioso São Miguel, excelso príncipe das celestiais milícias. Vós a quem foi reservada a glória de ser o primeiro a pugnar pela honra do Senhor, e que empunhando o divinal estandarte, forte com o poder divino exclamando:

“Quem como Deus?” rápido como o relâmpago debelastes os anjos rebeldes e os precipitastes nos abismos; alcançai-nos da vossa inabalável fidelidade, para que uma centelha desse vosso zelo ardente, também nós saibamos, ajudados por vós e fortes com o Nome de Deus, combater os seus e nossos inimigos e deles alcançar gloriosa vitória.

Pai Nosso - Ave Maria - Glória ao Pai.

2- Ó glorioso Arcanjo São Miguel, vós a quem o Senhor entregou a guarda da sua Igreja, e que constantemente velais sobre ela dignai-vos ouvir as nossas preces em seu favor.

Vede ó Arcanjo excelso que o Dragão que outrora já vencestes, conquanto saiba que jamais a poderá vencer, procura a todo custo combatê-la e persegui- la, ora espalhando o espírito de soberba entre os seus filhos, ora procurando com falsas doutrinas, iludir os fracos e incautos, ora dirigindo todo o furor dos impios contra o seu Chefe visível na terra; ah! socorrei- a, reuni num só aprisco suas desgarradas ovelhas, torna-as obedientes a voz do Pastor, e precipitando novamente o Dragão nos infernais abismos, alcançai que a Santa Igreja gloriosa e triunfante se exalte cada vez mais, e se torne cada dia mais rica de filhos ilustres em amor de Deus e Santidade.

Pai Nosso - Ave Maria - Glória ao Pai.

3- Ó glorioso São Miguel nosso protetor amado, não rejeiteis nossas preces, e dignai-vos de aceitar benignamente os obséquios e louvores que vos tributa o nosso afeto. Ó Vós que possuis a ventura de gozar do Senhor, sem que jamais vos conturbe o temor de O perder, compadecei-vos de nós, que ainda no desterro e rodeados de mil perigos, tanto carecemos de auxílio, e ajudai-nos nos combates desta vida e principalmente no momento temeroso em que teremos de comparecer ante o Juiz Supremo! Ah! valha-nos então o vosso patrocínio. Oh! Príncipe celeste, para que livres das chamas ardentes do Purgatório, vamos convosco gozar para sempre a inefável ventura de ver a Deus e possuí-lo eternamente no Céu.

Amém.

Pai Nosso Ave Maria - Glória ao Pai.

ORAÇÃO

Oh! o maior, o mais humilde dos espíritos bem- aventurados, Arcanjo São Miguel, cuja divisa faz fugir o demônio e seus satélites, orai por nós.

Obtende-nos o amor de Deus, o desprezo de nós mesmos, e o horror do pecado. Praticando estas virtudes, teremos a doce confiança de entrar na Pátria Celeste. No momento da terrível passagem, estai junto de nós, santo Arcanjo que apresentais as almas a Deus. Que vossa espada afaste definitivamente o inimigo de nossa salvação, e gozaremos convosco a possessão eterna da infinita Beleza. Amém.

Comemoração própria do dia de S. Miguel a 29 de setembro

Ant. Foi feito silêncio no Céu, enquanto o Dragão cometia a batalha; e Miguel pelejando com ele, alcançou a vitória. Aleluia.

Esteve o anjo junto ao Altar do Templo. Tendo na sua mão um Turíbulo de ouro.

OREMOS

Ó Deus, que distribuis com admirável ordem os Ministérios dos Anjos e dos Homens; concedei propício, que à nossa vida seja fortalecida na terra por aqueles que vos assistem e servem sempre no Céu.

Ant. Príncipe gloriosíssimo, Miguel Arcanjo, lembrai-vos de nós, rogando sempre a nosso favor aqui, e em toda a parte ao Filho de Deus.


LADAINHA DE SÃO MIGUEL

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho Redentor do mundo que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, que sois um único Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos,

São Miguel,

São Miguel, cheio de graças de Deus

São Miguel, perfeito adorador do Verbo Divino,

São Miguel, coroado de honra e de glória,

São Miguel, poderosíssimo príncipe dos exércitos do Senhor,

São Miguel, porta-estandarte da Santíssima Trindade,

São Miguel, guardião do Paraíso,

São Miguel, guia e consolador do povo Israelita,

São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja Militante,

São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante,

São Miguel, luz dos Anjos,

São Miguel, baluarte dos cristãos.

São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz.

São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida,

São Miguel, socorro muito certo,

São Miguel, nosso auxílio em todas as nossas adversidades,

São Miguel, arauto da sentença eterna.

São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório,

São Miguel a quem o Senhor incumbiu de receber as almas depois da morte.

São Miguel, nosso príncipe,

São Miguel, nosso advogado.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, atendei-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais os pecados do mundo, tende piedade de nós.

Cristo, ouvi-nos

Cristo, atendei-nos

V. Rogai por nós, oh! glorioso São Miguel, príncipe da Igreja de Jesus Cristo.

R. Para que sejamos dignos de suas promessas. - Amém.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, santificai-nos por uma bênção sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, esta sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas no Céu, e a trocar os bens do tempo pelos da eternidade, Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos. Amém.


82 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
_edited.jpg
bottom of page