top of page

Missas e eventos da Paróquia

PARÓQUIA DA CANDELÁRIA INICIA NESTA QUARTA A FESTA DE NOSSA SENHORA DA BOA MORTE E ASSUNÇÃO















A Paróquia Nossa Senhora da Candelária inicia nesta quarta-feira (16/08) as festividades de Nossa Senhora da Boa Morte e da Assunção. Haverá Tríduo preparatório e Missa Festiva.

O Tríduo tem início nesta quarta (16) na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, e prossegue até sexta (18), na missa ao meio-dia. No domingo (20), haverá Missa Festiva às 7h.

A partir desta quarta (18), as imagens de Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora da Assunção ficarão expostas na Igreja Matriz para as orações dos devotos.

Boa Morte e Assunção

As devoções a Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora da Assunção referem-se a um mesmo momento da história da Mãe de Jesus. Ambas têm origem numa tradição cristã do primeiro século, chamada “Dormição da Assunta”.

A tradição católica evita dizer que Nossa Senhora morreu, substituindo “morte” por “dormição”, pois a morte muitas vezes é comparada ao sono na Bíblia: “Muitos daqueles que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para a ignomínia, a infâmia eterna”.

Essa tradição revela que, no momento de seu falecimento, Nossa Senhora estava cercada pela maioria dos apóstolos, que a sepultaram num túmulo situado no Getsêmani, local da agonia de Jesus, em Jerusalém. Após três dias, outro Apóstolo chegou e quis ver a Virgem Maria pela última vez. O túmulo foi então aberto na presença de todos e, para surpresa geral, o corpo de Santa Maria não estava lá. Havia somente um forte odor de flores. Eles compreenderam, assim, que a Virgem Maria foi assunta, ou seja, elevada aos céus de corpo e alma.

A partir daí, os cristãos começaram a celebrar o dia da “Dormição da Assunta”, que foi oficialmente introduzido pelo Papa Sérgio I, no final do século VII, fixando sua festa para o dia 15 de agosto. Em decorrência dessa festa, espalhou-se ainda mais a devoção a Nossa Senhora da Boa Morte. Em 1950, o Papa Pio XII proclamou o dogma da Assunção de Nossa Senhora, coroando a fé que sempre foi professada pela Igreja desde o primeiro século.

No Brasil, as devoções a Nossa Senhora da Boa Morte e Nossa Senhora da Assunção foram trazidas pelos portugueses, desde o início da colonização. A devoção a Nossa Senhora da Boa Morte foi fortemente integrada à cultura cristã do povo.

As duas devoções nos remetem ao desfecho da vida da Virgem Maria na Terra, indicando o que acontecerá também conosco, no final dos tempos. (Texto adaptado de Portal Cruz Terra Santa)

10 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


_edited.jpg
bottom of page