top of page

Missas e eventos da Paróquia

PARÓQUIA CANDELÁRIA CELEBRA O DIA DO DIÁCONO


A Igreja celebra nesta quarta-feira (10/08) o Dia do Diácono, no dia litúrgico de São Lourenço, diácono e mártir, que é o patrono dos diáconos. Uma missa será celebrada ao meio-dia, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, para marcar a data.

A vida de São Lourenço, nascido na Espanha na primeira metade do século III, destaca-se pela sua piedade e caridade. O Papa Sisto II confiou-lhe a função de arquidiácono. Como responsável das atividades caritativas na diocese de Roma, Lourenço administrou os bens e as ofertas para prover às necessidades dos pobres, órfãos e viúvas. Após perseguições, prisões e execuções impostas à Igreja pelo Império Romano, Lourenço foi martirizado em 10 de agosto de 258. (Com informações de Vatican News)

Diaconia: serviço à Igreja

O diaconado é uma vocação ministerial para o serviço. Seu nome vem do termo ‘diaconia’, que significa, justamente, serviço. O ministério diaconal possui três dimensões: o serviço da Palavra de Deus, o serviço da Caridade e o serviço da Liturgia.

O ministério diaconal vem crescendo nas comunidades à medida que é compreendido o seu valor e contribuição para uma Igreja cada vez mais servidora. O Documento de Puebla manifesta a missão confiada aos diáconos:

“O diácono, colaborador do bispo e do presbítero, recebe uma graça sacramental própria. O carisma do diácono, sinal sacramental de Cristo-Servo, tem grande eficácia para a realização de uma Igreja servidora e pobre, que exerce sua função missionária com vistas à libertação integral do homem” (Puebla, 697).

Os diáconos podem ser transitórios ou permanentes. O diaconato transitório é o primeiro grau do Sacramento da Ordem. Os diáconos transitórios permanecem por um período específico até completar sua formação e serem ordenados sacerdotes.

O diácono permanente é a expressão do ministério ordenado colocado o mais próximo possível da realidade laical e do protagonismo dos leigos. Ele realiza atividades essenciais para a vida da Igreja, podendo administrar sacramentos (Batismo, Matrimônio e Eucaristia) e colaborar nas funções litúrgicas, como servir o altar, proclamar o Evangelho, convidar os fiéis para o abraço da paz e fazer a despedida da missa. (Com informações de A12.com)

Celebração na Candelária

A Paróquia Nossa Senhora da Candelária conta hoje com quatro diáconos permanentes: Francisco Moraes, Paulo Halter, Estevão Scalet e Tadeu Italiani. Uma missa nesta quarta-feira (10/08), ao meio-dia, na Igreja Matriz, será celebrada para lembrar o Dia do Diácono e agradecer por suas vocações e seu serviço à Igreja.


Fonte: Jornal A Federação.

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
_edited.jpg
bottom of page