top of page

Missas e eventos da Paróquia

NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Atualizado: 19 de jan. de 2023


A tradição do Rosário é antiga, sua origem remonta aos monges anacoretas que utilizavam pedrinhas para contar as orações vocais realizadas.

Nos conventos medievais os irmãos leigos eram dispensados da recitação do Saltério (as orações que utilizavam as pedras para contagem) por não dominarem o latim, recitando então Pai-nosso, então São Breda, o Venerável no Século VII colocou vário grãos em um barbante para que fosse feita as marcações de quantas orações haviam sido feitas.

Porém a história da devoção a Nossa Senhora do Rosário tem seu início quando maria aparece para São Domingos, e lhe indicaria o Rosário como uma potente arma para a conversão dos fiéis dizendo a ele as seguintes palavras: “Quero que saiba que, a principal peça de combate, tem sido sempre o Saltério Angélico (Rosário) que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério”.


São Domingo se colocou prontamente a cumprir o pedido de Maria recebendo autorização para espalhar ao mundo esta linda devoção, espalhando pelo mundo o pedido de Nossa Senhora do Rosário.

Porém a história de Nossa Senhora do Rosário é uma das tradições que mais perdura até hoje, pois mesmo depois de tanto tempo a prática do Rosário e do Terço é extremamente recomendada por todos os Papas que passaram pela Igreja.

Por isso ao conhecermos a história de Nossa Senhora do Rosário podemos entender a quão poderosa é esta prática e quantos benefícios ela pode trazer a todos nós.



Por que Rosário?


O Rosário é chamado assim pois a cada Ave maria que rezamos é como estivéssemos entregando uma rosa a Nossa Senhora, e ao completarmos as orações entregamos a ela um lindo buquê de 200 rosas.


A devoção a Nossa Senhora do Rosário tem mais setecentos anos. Ela foi revelada primeiramente e São Domingos de Gusmão, fundador da ordem dos Dominicanos, no Século XIII. Ele foi o grande apóstolo do Rosário, como ficou conhecido. Conta-se que ele recebeu o Santo Rosário das mãos de Nossa Senhora e do Menino Jesus. Através dessa devoção incontáveis graças foram alcançadas por fiéis em todo o mundo. Vamos conhecer os símbolos da imagem.


O véu branco de Nossa Senhora do Rosário


O véu branco de Nossa Senhora do Rosário simboliza a pureza de coração da Virgem Maria. O branco é o símbolo da pureza, da intenção pura, da abertura de coração, virtudes muito presentes na vida de Nossa Senhora.


A túnica vermelha de Nossa Senhora do Rosário


A túnica vermelha de Nossa Senhora do Rosário simboliza os mistérios dolorosos que fazem parte da oração do Rosário. Rezando o Rosário, meditamos nos vários sofrimentos pelos quais Jesus, o Filho de Maria, passou. A túnica vermelha nos lembra que não há vitória sem sofrimento, não há ressurreição sem cruz.


O manto azul de Nossa Senhora do Rosário


O manto azul de Nossa Senhora do Rosário simboliza o céu, por causa da cor azul. O rosário é uma oração que nos leva para o céu, segundo palavras de Nossa Senhora. Veja abaixo as 15 promessas que Ela fez a todos os que rezarem o Rosário.


A túnica rosa do Menino Jesus


A túnica rosa do Menino Jesus simboliza a alegria dos mistérios gozosos. Esse mistério do Santo Rosário exprime a alegria da chegada do Salvador a este mundo e alegria da salvação que Ele nos trouxe.


As nuvens


As nuvens simbolizam os Mistérios Gloriosos, nos quais contemplamos a glória final de Jesus, desde a sua ressurreição até sua ascenção ao céu, como também a Assunção de Maria (que foi elevada ao céu pelo poder de Deus) e a Coroação de Maria, como Rainha do céu e da terra, por Jesus.


Os terços nas mãos do Menino Jesus e de Maria


Os terços nas mãos do Menino Jesus e de Nossa Senhora simbolizam que o Santo Rosário é um presente que veio do céu e que nos leva para o céu. Uma oração simples, profunda e contemplativa, que acalma nosso coração e alimenta nossa fé. Além disso, a oração do santo Rosário é "Cristocêntrica", isto é, tem Jesus Cristo no centro. Todos os mistérios contemplados dizem respeito a Jesus e, em todos eles, Ele tem participação.




Oração a Nossa Senhora do Rosário para que auxilie em nossos momentos de aflição


Nossa Senhora do Rosário, daí a todos os cristãos a graça de compreender a grandiosidade da devoção do Santo Rosário, na qual, a recitação da Ave Maria se junta a profunda meditação dos santos mistérios da vida, morte e ressurreição de Jesus, vosso Filho e nosso Redentor.

São Domingos, apóstolo do rosário, acompanhai-nos com a vossa bênção, na recitação do terço, para que, por meio desta devoção à Maria, cheguemos mais depressa a Jesus, e como na batalha de Lepanto, Nossa Senhora do Rosário nos leve a vitória em todas as lutas da vida; por seu Filho, Jesus Cristo, na unidade do Pai e do Espírito Santo.

Amém.


SÚPLICA À VIRGEM DO SANTO ROSÁRIO DE POMPEIA


Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Óh! Augusta Rainha das Vitórias, Óh! Soberana do Céu e da Terra, a cujo nome exultam os céus e estremecem os abismos, Óh! gloriosa Rainha do Rosário, nós, seus devotos filhos, reunidos em seu Templo de Pompéia, vos demonstramos todo o afeto do nosso coração e, com confiança de filhos , expressamos à Vós as nossas misérias.

Do trono da clemência, onde sentas Rainha, volta, Óh! Maria, o teu olhar compassivo para nós, para nossas famílias, pela Itália, pela Europa, pelo mundo. Tenha pena dos problemas e angústias que amargam nossas vidas.

Vede, Óh! Mãe, quantos perigos na alma e no corpo, quantas calamidades as aflições nos afligem!

Óh! Mãe, implora misericórdia para nós do teu Divino Filho e ganha com a Clemência o coração dos pecadores. São nossos irmãos e vossos filhos que custaram sangue ao doce Jesus e entristecem o Teu coração mais sensível. Mostre-se a todos quem Tu és, Rainha da paz e do perdão. Amém!


Súplica do Padre Pio de Pietrelcina à Rainha do Santo Rosário de Pompeia


Ó Rosário bendito de Maria,doce cadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio geral, não te deixaremos nunca mais. Serás o nosso conforto na hora da agonia. Seja para ti o último beijo da vida que se apaga. E a última palavra dos nossos lábios há de ser o vosso nome suave, ó Rainha do Rosário de Pompeia, ó nossa Mãe querida, ó Refúgio dos pecadores, ó Soberana consoladora dos tristes. Sede bendita em todo o lado, hoje e sempre, na terra e no céu.


https://www.nossasagradafamilia.com.br/

35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
_edited.jpg
bottom of page