top of page

Missas e eventos da Paróquia

INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA – PONTO CENTRAL DA CERIMÔNIA DA QUINTA-FEIRA SANTA

Na missa de hoje revivemos a solene a Instituição da Eucaristia. Jesus, sabendo o que haveria de ocorrer durante os próximos dias – sua prisão, flagelação, julgamento, condenação e morte de cruz, não quis deixar-nos sozinhos até a sua volta gloriosa e, em um ato supremo de amor por todos nós, faz-se alimento – pão e vinho transubstanciados em SEU corpo e sangue.

São inúmeros os “Milagres Eucarísticos” ocorridos pelo mundo todo e tão bem documentados pelo hoje santo Carlo Acutis em seu site: http://www.carloacutis.com/ e em sua lista de milagres eucarísticos: http://www.miracolieucaristici.org/pr/Liste/list.html

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, (Ed. Loyola, pág. 373 e ss.) “A Eucaristia, sacramento da nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício eucarístico, toda a criação amada por Deus é apresentada ao Pai através da Morte e da Ressurreição de Cristo. Por Cristo, a Igreja pode oferecer o sacrifício de louvor em ação de graças por tudo o que Deus fez de bom, de belo e de justo na criação e na humanidade.

A celebração litúrgica destes acontecimentos torna-os de certo modo presentes e atuais.

A Igreja e o mundo precisam muito do culto eucarístico. Jesus nos espera neste sacramento do amor. Não regateemos o tempo para ir encontrá-lo na adoração, na contemplação cheia de fé e aberta a reparar as faltas graves e os delitos do mundo. Que a nossa adoração nunca cesse!”


A CERIMÔNIA DO LAVA- PÉS: SUPREMO EXEMPLO DE HUMILDADE DE JESUS


Jesus, como divino mestre, sabia que “um exemplo vale mais que mil palavras” e para celebrar a cerimônia da Instituição da Eucaristia, mostrou-nos que o amor se concretiza com atos de humildade! Sendo Mestre e Senhor, humilha-se ao lavar os pés dos apóstolos, para concretizar suas palavras: que o amor se traduz por atos e gestos!

Este ato também nos induz a pensar que, para participarmos da Divina Eucaristia, devemos estar “limpos” perante o Senhor!!

O fato que acho interessante é que o mesmo local onde ocorre o Lava-pés e a instituição da Eucaristia: uma sala situada no segundo andar de um edifício localizado no “monte Sião, em Jerusalém”; é também palco da Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria Santíssima – mãe de Jesus, que se achavam ali reunidos, motivo pelo qual passou a chamar-se “Cenáculo”.

Peçamos à Jesus que, através da ação do Espírito Santo, nunca deixemos de O receber em nossas vidas!

A sala fica ao lado da Abadia da Dormição de Nossa Senhora.

cenáculo e ultima ceia
Monte Sião
cenáculo

Atualmente, o local está transformado em uma Mesquita e os cristãos têm a permissão para visitar, mas não o de celebrar a missa, a não ser, uma vez por ano, recordando a última Ceia de Jesus.

Em sua abóboda em arco, há uma pequena escultura do "Cordeiro de Deus".

Esta pedra, que serviria de acento, esta aqui desde os tempos de Jesus.

Desde 1996, está exposto um candelabro com três braços que representam as três religiões monoteístas: judaísmo, islamismo e cristianismo.

Por ser uma Mesquita e não uma Igreja, não há sacrário no local.

Texto; Candida TR Brites, com citação do Catecimo da Igreja Católica, Editora Loyola.

Fotos: Candida TR Brites












67 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
_edited.jpg
bottom of page